Mude os seus pneus com o Point S
DE QUE PNEUS PRECISA?
A escolha dos seus pneus depende da marca e do modelo do seu veículo. Para saber que pneus são adequados para o seu automóvel, pode encontrar a marca e a dimensão do pneu na lateral do seu atual conjunto de pneus. Tem dúvidas sobre como ler a medida dos pneus? Consulte o nosso artigo sobre como ler as informações nos seus pneus. Damos-lhe as chaves para saber que pneus se adequam ao seu automóvel. Também pode perguntar aos especialistas do seu centro Point S local, que poderão aconselhar sobre os melhores pneus para o seu carro.
Na Point S, dispomos de uma vasta gama de pneus para satisfazer todos os orçamentos, desde os pneus para automóveis e 4x4 até aos pneus para carrinhas e motociclos. Desde marcas de pneus premium como Continental, Pirelli, Bridgestone, Goodyear, Michelin e Dunlop a marcas de pneus de gama média como a Uniroyal, temos os pneus certos para o seu veículo.
QUANTO CUSTA A MONTAGEM DE PNEUS?
O preço dos pneus depende do tipo de pneus de que necessita para o seu veículo, por exemplo, marca/tamanho/classificação do pneu. Para mais informações, contacte o seu centro local Point S.
QUANTO TEMPO DURAM OS PNEUS?
A vida útil dos pneus depende do veículo e da forma como este foi conduzido.
Aconselhamos a dirigir-se ao seu centro local Point S para uma inspeção completa dos pneus. Conduzir com pneus gastos pode ser perigoso, pois o piso do pneu torna-se liso e ineficaz, especialmente em estradas molhadas. Pode também incorrer numa coima se conduzir com pneus ilegais.
COMO SABER SE O SEU PNEU ESTÁ GASTO?
A Point S e todas as marcas de pneus têm indicadores de desgaste dos pneus (TWI), também chamados barras de desgaste, que indicam se o pneu está gasto. Estes indicadores de desgaste do piso estão incorporados na base das ranhuras principais do pneu. A profundidade mínima legal do piso é de 1,6 mm. Quando o pneu é novo, estas barras são pouco visíveis, mas quando começar a ver mais que uma ou duas destas barras, visíveis como pequenas pontes entre as linhas do piso, isso significa que precisa de colocar pneus novos. Não espere para substituir os seus pneus se notar que o piso dos pneus está baixo. Pedir aconselhamento.
Algumas dicas:
- Se o pneu estiver vazio ou fizer um ruído estranho, pode ser sinal de um pneu gasto.
- Pode tocar no seu pneu com o dedo para saber se atingiu o nível de desgaste.
QUANDO É QUE OS MEUS PNEUS FORAM PRODUZIDOS?
No flanco do pneu, a seguir ao símbolo "DOT", encontram-se caracteres que indicam a data de fabrico dos pneus.
- Os dois primeiros números identificam a semana de fabrico (de 1 a 53).
- Os dois últimos números representam o ano de fabrico.
Por exemplo, "DOT XXXX XXXX 1218" significa que o seu pneu foi fabricado na 12.ª semana de 2018.
Se os seus pneus tiverem apenas três números em vez de quatro, isso significa que foram fabricados antes do ano 2000. Recomendamos que os substitua no seu centro local Point S o mais rapidamente possível, mesmo que pareçam utilizáveis.
PNEUS PARA TODOS OS VEÍCULOS, PEÇAS E ACESSÓRIOS PARA AUTOMÓVEIS
Oferecemos uma vasta gama de acessórios para automóveis desenvolvidos em cooperação com vários fornecedores fiáveis e reconhecidos para produzir peças de alta qualidade para automóveis. As nossas gamas são compostas por peças e acessórios para automóveis, tais como baterias e escovas de limpa para-brisas.
CONSELHOS DOS NOSSOS ESPECIALISTAS POINT S
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PNEUS DE VERÃO E DE INVERNO?
Os pneus de inverno e os pneus de verão são concebidos de forma diferente para satisfazer as necessidades da estação. Os pneus de verão têm compostos de borracha mais duros para reduzir a fricção e resistir a temperaturas elevadas sem ficarem moles. Têm menos lamelas e ranhuras do que os pneus de inverno para minimizar a aquaplanagem. São os pneus perfeitos para estradas secas e molhadas. Enquanto os pneus de inverno têm um teor mais elevado de borracha natural para reduzir a distância de paragem durante a travagem, milhares de pequenas ranhuras e um padrão de piso profundo para dispersar a água e evitar a aquaplanagem. Esta aderência ótima faz com que os pneus de inverno tenham um melhor desempenho em condições de tempo frio com neve e gelo em estradas molhadas, secas e frias.
Dependendo do local onde vive, poderá ter de mudar para um pneu para todas as estações ou para um pneu de inverno durante os meses mais frios.
O QUE ACONTECE SE UTILIZAR PNEUS DE INVERNO NO VERÃO?
Os pneus de inverno são fabricados para trabalhar a baixas temperaturas e a sua capacidade de dissipação de calor é inferior à dos pneus de verão. Se utilizar pneus de inverno durante o verão, aumentará o risco de enchimento excessivo e de rebentamento dos pneus. Além disso, se não substituir os seus pneus de inverno por pneus de verão e vice-versa, cerca de 60% da vida útil dos pneus será sacrificada, o seu consumo de combustível aumentará e será mais ruidoso do que os pneus para todas as estações ou os pneus de verão.
DEVE MUDAR OS QUATRO PNEUS DO SEU AUTOMÓVEL DE UMA SÓ VEZ?
Não é necessário mudar os quatro pneus de uma só vez — pode passar os dois da frente para trás. No entanto, se os quatro pneus estiverem danificados, devem ser substituídos em simultâneo, e o mais rapidamente possível.Não é obrigatório montar os mesmos pneus na frente e na traseira do seu automóvel. Para uma segurança e desempenho ótimos, recomendamos a instalação de pneus da mesma marca, tamanho, padrão do piso, índice de carga e classificação de velocidade à frente e atrás.
COMO MUDAR UM PNEU?
10 passos rápidos para mudar um pneu facilmente:
1. Encontre um local seguro para parar.
2. Monte o seu triângulo e proteja o seu carro.
3. Retire a cobertura da roda.
4. Desaperte todas as porcas das rodas até cerca de meia volta, com a cinta de roda.
5. Levante o veículo com o macaco.
6. Retire o pneu furado, retirando cada uma das porcas da roda.
7. Levante a roda sobresselente para cima do cubo.
8. Aperte um pouco as porcas das rodas à mão.
9. Baixe o macaco até que o pneu sobresselente toque no chão.
10. Utilize a cinta para apertar cada uma das porcas das rodas em sequência.
COMO VERIFICAR A PRESSÃO DOS PNEUS?
A pressão dos pneus tem uma forte influência na segurança e na economia de um veículo.
A pressão dos pneus a frio (nunca a quente) deve, portanto, ser verificada regularmente (todos os meses), especialmente antes de uma viagem longa.
A distância de travagem está relacionada com a pressão dos pneus. A uma velocidade de 100 km/h, a distância de travagem com os pneus corretamente cheios será de 40 m, em comparação com 42,4 m com os pneus vazios. O desempenho é, por conseguinte, melhorado em quase 6%, o que equivale a 2,4 m.
Uma pressão de ar incorreta provoca um desgaste irregular dos pneus. Pressões demasiado baixas provocam o desgaste dos ombros e implicam o risco de danificar estruturalmente o pneu. Uma pressão demasiado elevada provoca o desgaste do centro do pneu.
A pressão dos pneus deve ser a recomendada para o seu veículo, consoante o número de pessoas ou o peso que transporta. Pode encontrar a especificação no manual do seu automóvel ou numa placa no interior do fecho de uma porta, ou no interior da tampa do depósito de combustível. Os pneus dianteiros podem necessitar de uma pressão diferente da dos pneus traseiros; pode também depender das cargas e da marca dos pneus. Certifique-se de que tem a pressão correta para o tipo de pneus que possui. Se os pneus estiverem com excesso ou falta de pressão, desgastam-se de forma irregular e tornam-se inseguros. Pode utilizar um calibrador de pneus e uma bomba na sua oficina de pneus local ou fazê-lo em casa com o seu próprio calibrador.
Os automóveis modernos emitem um alerta no painel de instrumentos quando um pneu tem um problema, enquanto nos automóveis mais antigos é necessário verificar visualmente ocasionalmente. Mesmo nos automóveis modernos, é útil efetuar controlos visuais regulares. Conheça os seus pneus.