11 verificações para o seu carro antes de partir de férias!
Os períodos de férias implicam viagens longas. Pouco importa o destino, deve tomar as suas precauções antes de iniciar a viagem. Aqui estão alguns conselhos para conduzir em toda a segurança e começar a sua viagem sem nenhum problema!
1 - VERIFIQUE E LIMPE OS SEUS LIMPA VIDROS
São essenciais em caso de chuva forte ou simplesmente para remover a sujidade. São vários os sinais que podem mostrar que deve mudar os seus limpa vidros: se notar que apresentam dificuldade em deslizar, se fizerem barulho ou movimentos incomuns... Por vezes basta apenas limpá-los com um pano. Pode poupar dinheiro e chatices!
2 - VERIFIQUE AS LUZES
As luzes, as luzes de cruzamento e as luzes traseiras devem ser verificadas antes de partir de férias. Permitem-lhe ver e ser visto e, principalmente, conduzir em segurança. Peça a um familiar seu ou a um vizinho para ajudá-lo a verificar.
3 – VERIFIQUE O SEU PARA-BRISAS
Se verificar impactos e pensa que pode ser grave, pergunte ao seu mecânico Point S na sua próxima inspeção. É importante cuidar das fissuras profundas porque podem tornar-se perigosas.
4 - VERIFICAR O ESTADO E A PRESSÃO DOS PNEUS
Deve ter em conta 3 elementos essenciais quando verifica os seus pneus:
- Deve verificar-se a pressão dos pneus antes de uma viagem longa. É recomendado verificá-la a frio para que o calor não afete a leitura. Uma boa pressão dos pneus permitirá poupar combustível e minimizar o desgaste dos pneus.
- A profundidade da banda de rolamento deve ser superior a 2/32" (ou 1,6 mm). Abaixo disso os seus pneus não são fiáveis e o risco de acidente é maior.
- Verificar o alinhamento e equilíbrio dos pneus.
É aconselhado verificar os pneus a cada 5000 km.
5 – VERIFICAR O RADIADOR
No verão uma das razões pelas quais o motor sobreaquece pode ser o radiador ou um problema de fuga de líquido. Quando parar o carro, se verificar um líquido verde, laranja ou amarelo proveniente do seu carro, significa que existe uma fuga de líquido de refrigeração. Deve, obrigatoriamente, resolver este problema antes de fazer uma viagem longa.
6 - VERIFIQUE OS NÍVEIS DE LÍQUIDO DO VEÍCULO
O óleo, o refrigerante (para o ar condicionado) e o lava vidros devem ser verificados. A falta de óleo pode danificar o motor e a falta de refrigerante pode danificar o sistema de ar condicionado. Estas reparações são muito caras, é por esse motivo que o aconselhamos a verificá-las regularmente para evitar despesas desnecessárias.
O líquido para a direção assistida e o líquido da transmissão também devem ser verificados. Se tiver dificuldades em virar o volante do veículo e este vibrar muito quando parar, significa que o líquido para a direção assistida está em falta. O líquido da transmissão também deve ser verificado, principalmente se o seu carro tiver muitos quilómetros.
7 – VERIFIQUE A CORREIA DE TRANSMISSÃO
Mudar a correia de transmissão não é muito caro, mas reparar um estrago originado por uma correia partida é muito mais. A correia deve ser verificada a cada 75 000 km e a cada 130 000 km por uma pessoa especializada.
8 - VERIFIQUE O TUBO DE ESCAPE E A FERRUGEM
Se escutar pequenos ruídos ao conduzir em estradas com buracos, isto pode indicar que o tubo de escape se tenha soltado. A maioria das vezes esta reparação requer apenas uma simples soldura. Quando olhar para a parte de baixo do seu veículo, preste atenção à ferrugem. Se estiver presente há muito tempo esta pode danificar alguns componentes do seu veículo. Se não tiver a certeza, confie a inspeção do seu veículo a um centro autorizado.
9 - VERIFIQUE OS TRAVÕES
São essenciais para a sua segurança e para a dos outros condutores. Ao travar, se sentir que a distância de travagem é maior que o normal, especialmente quando chove, verifique imediatamente o seu carro. Normalmente os travões devem ser verificados a cada 6 meses.
10 – VERIFIQUE A BATERIA E OS SINAIS DE CORROSÃO
Pode verificá-los com um multímetro. A tensão da bateria deve estar compreendida entre 12,5 V para um carregamento a 100 % e 14,5 V quando o motor vira. Uma tensão de 12 V é igual a um carregamento de 25 %, o que indica que deve mudar a sua bateria. Vários sinais podem indicar que deve mudar a bateria:
- O arranque do veículo é lento ou difícil
- Um odor a ovo podre (enxofre) proveniente de uma fuga
- O equipamento elétrico não funciona corretamente.
Se não tiver a certeza, pergunte ao seu mecânico Point S. Recomenda-se verificar a bateria a cada 3 meses.
11 – VERIFIQUE O EQUIPAMENTO DE EMERGÊNCIA
Os kits de primeiros socorros, os pneus de substituição, os sinalizadores luminosos e outras ferramentas devem estar presentes e em bom estado. Verifique também que todos os papéis estão atualizados.
Se verificou tudo pode partir com tranquilidade e em segurança!
Aproveite as suas férias!
Para mais informações e conselhos, agende uma reunião com nossos especialistas ou contacte o seu revendedor Point S mais próximo!